PRINCÍPIO DA PERCEPÇÃO VERDADEIRA

 

"A Inteligência da Percepção Verdadeira (Tie Shokaku) é da maior importância, pois ela afeta grandemente o resultado de todo empreendimento. Aqueles que alcançaram tal percepção vão rapidamente ao ponto vital das coisas. Depois que o correto discernimento é atingido, os verdadeiros motivos das coisas que acontecem são projetados na mente da pessoa, como um espelho claro e límpido."

Mokiti Okada.

 

 

Este princípio nos remete à inteligência capaz de perceber o ponto vital de cada situação, que é a sua essência, o que não é visível, mas que é o seu o fator determinante. Ao atuar sobre o ponto vital, muda-se a realidade externa. A inteligência da percepção verdadeira não é apenas útil na resolução de problemas, mas no discernimento do que é essencial, na definição de prioridades e nas escolhas, das quais não temos como fugir.

 

Assim como no jogo de xadrez, ganha aquele que enxerga mais longe. Na vida e nos negócios ocorre o mesmo. Por mais que informação e conhecimento sejam importantes, eles não significam sabedoria, que é atingida através da conquista da inteligência da percepção verdadeira.

 

Enquanto que conhecimento é adquirido de fora para dentro, por meio do estudo ou da vivência, a sabedoria é um processo de dentro para fora, a partir de nossa essência invisível. Quantas pessoas consideradas cultas cometem erros gravíssimos, que põem em risco a sua própria felicidade e a de outros, por completa falta de sabedoria? Por possuírem um raciocínio superficial, seguem caminhos que proporcionam algum tipo de ganho no curto espaço de tempo, mas que no médio ou longo prazo, se transformam em perdas e em grandes problemas. Ao contrário, pessoas consideradas de baixa instrução podem ser dotadas de grande sabedoria e serem reconhecidas pelo elevado bom senso, assim como pela assertividade de suas decisões.

 

Para se obter os melhores resultados em qualquer empreendimento é fundamental desenvolver a inteligência da percepção verdadeira e isto só é possível, através do desenvolvimento de nossa essência, a nossa verdadeira individualidade. Quando isto ocorre, não apenas nos tornamos melhores pessoas, mas seremos capazes de perceber a causa dos acontecimentos e até mesmo de prevê-los com antecedência.

 

Interessado? Entre em contato.

Nome
Email
Telefone
Mensagem