PRINCÍPIO GRATIDÃO

 

"É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Quem vive agradecendo, toma-se fe­liz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade. A frase 'Alegrem-se que virão coisas alegres' ex­pressa uma grande verdade." 

                                                                                                                  Mokiti Okada

 

 

O Princípio Gratidão nos remete a algo que pode ser observado em nosso dia a dia. Todos já tivemos a experiência de amanhecer um dia mal-humorados, achando a vida ruim e com um olhar pessimista sobre o que iria acontecer. Também já vivemos o oposto, acordando com energia, alegria e acreditando que tudo daria certo naquele dia. Nas duas situações, ao final do dia, provavelmente poderíamos constatar que estávamos certos, uma vez que os nossos pensamentos influenciaram os acontecimentos.

 

Há pessoas que tendem a olhar as coisas de uma forma positiva e outras a ver, predominantemente, o lado negativo dos fatos e das pessoas. Umas desenvolveram o hábito de agradecer; outras, de reclamar. É fácil perceber os que serão mais felizes.

 

Em qualquer situação, poderemos optar por um ou por outro ângulo. Por exemplo, destacar o que somos ou o que temos, e agradecer. Ou podemos lamentar o que não somos e o que não temos. Não se trata de uma autoilusão, mas de um exercício que, com o tempo, se cria um modelo mental, uma maneira de enxergar a vida, um hábito que se incorpora à nossa maneira de ser e de viver.

 

Se pararmos para pensar, perceberemos que temos muito a agradecer, inicialmente, pela própria vida. Depois por tantas outras coisas que mal conseguimos enumerar. Agradecer o que é positivo, o que é bom, no entanto, representa apenas um primeiro passo. Podemos evoluir para agradecer também aquilo que aparentemente não é bom, que evitaríamos se pudéssemos, mas que é necessário porque isso nos faz aprimorar e evoluir como pessoas. Ou seja, podemos gradualmente ampliar a nossa gratidão, nos aproximando cada vez mais de alguém capaz de agradecer em qualquer circunstância. Neste estágio, teremos atingido um nível elevado de felicidade.

Interessado? Entre em contato.

Nome
Email
Telefone
Mensagem